O que é e como funciona o Circuit Breaker?

O circuit breaker é um mecanismo de segurança utilizado para interromper todas as operações da Bolsa de Valores do Brasil, a B3. Este mecanismo é acionado nos momentos em que as ações negociadas nesse mercado sofrem grandes quedas consideradas atípicas em seus preços. A utilização do circuit breaker tem como principal objetivo proteger e acalmar a volatilidade excessiva do mercado financeiro.

Ao realizar essa parada, o esperado é que aconteça um balanceamento do mercado, equilibrando o número de ordens de venda e o número de ordens de compra. Com o equilíbrio causado pelo circuit breaker, as quedas sejam amenizadas e o mercado volte ao seu movimento natural.

Assim, a Bolsa permite que os investidores tenham tempo para se planejar em um momento de estresse do mercado. Isso evita que negócios sejam realizados no desespero e aconteça uma queda descontrolada nos preços dos ativos.

Na prática, o circuit breaker suspende todas as ordens de vendas automáticas (stop loss). Assim, caso o investidor queira realmente se desfazer dos seus papéis, terá que submeter novamente os ativos para venda.

O mecanismo foi criado após o crash da Bolsa de Nova York, em 22 outubro de 1987, dia também conhecido como Black Monday, quando o índice do mercado norte-americano, Dow Jones Industrial Average (DJIA), caiu 508 pontos (22,6%), a maior queda percentual do índice em um único dia.

Após o colapso, o FED (Federal Reserve, que funciona como o Banco Central dos EUA) e as Bolsas de Valores criaram os circuit breakers com o objetivo de dar um tempo para os investidores refletirem sobre a interrupção temporária das negociações.

Para que um circuit breaker seja ativado é preciso que algumas regras sejam seguidas. Essas regras são baseadas no percentual de queda da B3:

  • Queda de 10% do Ibovespa: Nas situações em que o Ibovespa apresentou queda de 10% sobre o valor do fechamento do dia anterior, acontece o primeiro circuit breaker. Ao ser acionado neste momento, todas as negociações da Bolsa de Valores são interrompidas por 30 minutos.
  • Queda de 15% do Ibovespa: Após os 30 minutos da realização do circuit breaker, a B3 volta a permitir negociações, esperando que o mercado volte ao normal. Se o Ibovespa continuar em queda e acumular um percentual de 15% de desvalorização, um novo circuit breaker ocorrerá. Nesta parada, as negociações ficam interrompidas por mais 1 hora.
  • Queda de 20% do Ibovespa: Por último, após a 1 hora da segunda parada, a Bolsa de Valores reabre as negociações. Se, mesmo assim, o Ibovespa continuar em queda e chegar a 20%, a B3 suspende as atividades e fica responsável por definir um novo prazo para reabertura do mercado.

Já nos Estados Unidos, o circuit breaker funciona da seguinte forma:

  • Nível 1 – 7%: se o S&P 500 ou outro índice de mercado caírem 7%, os negócios são interrompidos por 15 minutos;
  • Nível 2 – 13%: é disparado quando a queda atinge os 13% e paralisa os negócios por mais 15 minutos;
  • Nível 3 – 20%: suspende os negócios pelo resto do pregão quando a queda atinge 20%.

Tanto no Brasil como nos Estados Unidos a regra nos níveis 1 e 2 não é válida nos últimos 45 minutos de pregão.

Diante de um circuit breaker, respire fundo e avalie os fundamentos em curto, médio e longo prazo. Essa “pausa” é exatamente para que investidores não tomem decisões precipitadas e para que todos possam avaliar com maior racionalidade a situação.

Uma boa maneira de mensurar o impacto das perdas em seus ativos é analisar o valor real de mercado das companhias que compõem o seu portfólio versus o valor negociado em um dia de grandes perdas. Por exemplo, se o valor de mercado de uma organização for de R$ 1 bilhão, as transações que somem R$ 10 milhões em um dia não terão grande relevância para os papéis daquela companhia em longo prazo. A empresa, seu trabalho, seus produtos e
resultados permanecerão no mesmo lugar.

Na Bolsa, o ingrediente imprevisibilidade é natural e fatores internos e externos podem impactar a rentabilidade dos ativos todos os dias. Entender melhor sobre o mercado, sobre seu portfólio e contar com assessoria técnica são os diferenciais que definem quem ganha e quem perde em momentos de crise.

REFERÊNCIAS

Circuit Breaker na Bovespa – entenda o que é e o seu histórico. Toro Investimentos. 16 de
mar. de 2020. Disponível em: <https://blog.toroinvestimentos.com.br/circuit-breaker-bovespa-o-que-e-historico>. Acesso em 10 de abr. de 2020.

CONGO, Mariana. Circuit breaker na Bovespa: o que causou a queda da bolsa e o que
vai acontecer agora? Magnetics. 12 de mar. de 2020. Disponível em: <https://blog.magnetis.com.br/circuit-breaker-bovespa/>. Acesso em: 10 de abr. de 2020.

O que é Circuit Breaker? Genial Investimentos. 12 de mar. de 2020. Disponível em: <https://blog.genialinvestimentos.com.br/o-que-e-circuit-breaker/>. Acesso em: 10 de abr. 2020.

Autor dos posts

Publicado em: 28 de abril de 2020