O mundo dos negócios pós-coronavírus: Transformação digital em destaque

Com o surgimento do novo coronavírus (Covid-19), uma grande crise rapidamente se instaurou, fazendo o mundo mudar completamente. E em um piscar de olhos, o home office teve de ser implementado de maneira compulsória em várias organizações. Além de diversas outras ferramentas tecnológicas que foram adaptadas às pressas numa tentativa de manter os negócios em funcionamento (MONTINI, 2020).

Acontece que boa parte das empresas vinham elaborando planos de desenvolvimento e crescimento avançados, principalmente em relação a transformação digital. No entanto, com a pandemia de Covid-19, muitas observaram que não estão preparadas sequer para oferecer as condições mínimas necessárias para que os funcionários trabalhem de suas casas, como ressalta Carlos Gatti, sócio e líder do comitê de inovação e investimentos da KPMG (FILIPPE, 2020).

O novo coronavírus apressou a chegada da transformação digital para a maioria das organizações, que viram na tecnologia a chance de salvar os negócios (MONTINI, 2020). Esse é um momento de reflexão geral sobre o modelo de negócio, empresas de muitos setores terão de repensar como elas se relacionam com o mercado e quais às alternativas pós-pandemia (FILIPPE, 2020). Nessa nova realidade, com novos rumos, direções e aspectos, os negócios se tornarão mais digitais, inevitavelmente (MONTINI, 2020).

Para Monteiro (2020), no curto prazo encontraremos um mundo mais pobre, com recursos destinados para a sobrevivência e o reforço do caixa das organizações, ao invés de direcionados para pesquisa, desenvolvimento ou investimentos em tecnologia. Posteriormente, o foco se voltará para a recuperação. Nesse segundo momento os setores irão avaliar a velocidade da retomada e o tamanho de cada mercado pós-pandemia. Dessa forma, haverá uma adoção muito mais rápida de novas tecnologias, e a retomada das transformações que estavam em andamento.

Ainda segundo o autor, pode-se esperar três aspectos para o novo cenário pós-crise:

Fragilidades: as deficiências e fragilidades das organizações serão expostas, avaliadas e tratadas sem burocracia e com mais objetividade. Uma vez que a pandemia revelou fraquezas das organizações repetidas vezes e de forma dura.

Medo: com a crise deixando as pessoas mais abertas às mudanças, os profissionais sairão mais corajosos para testar processos e tecnologias novas, sem minimizar, demasiadamente, os riscos.

Oportunidades: com as novas expectativas de consumo e de comportamento da população, as organizações terão que se reinventarem, trazendo soluções diferentes das usuais.

A verdade é que o mundo pós-pandemia será bastante diferente de tudo o que já vivemos. E empresas de diversos setores e diferentes tamanhos passarão por mudanças consideráveis em seus processos e em sua cultura, podendo a tecnologia exercer um papel fundamental em tais mudanças (MONTINI, 2020).

REFERÊNCIAS

FILIPPE, Marina. O mundo pós-coronavírus: as impressões de Carlos Gatti para os negócios. Exame, [S. l.], 17 abr. 2020. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/negocios/o-mundo-pos-coronavirus-as-impressoes-de-carlos-gatti-para-os-negocios/>. Acesso em: 10 maio 2020.

MONTEIRO, Elton. O que esperar da revolução digital e da indústria 4.0 pós-coronavírus?. Administradores.com, [S. l.], 7 maio 2020. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/o-que-esperar-da-revolu%C3%A7%C3%A3o-digital-e-da-ind%C3%BAstria-4-0-p%C3%B3s-coronav%C3%ADrus>. Acesso em: 10 maio 2020.

MONTINI, Alessandra. O que os dados revelam no mundo pós-pandemia?. ISTOÉ Dinheiro, [S. l.], n. 1170, 8 maio 2020. Disponível em: <https://www.istoedinheiro.com.br/o-que-os-dados-revelam-no-mundo-pos-pandemia/>. Acesso em: 10 maio 2020.

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Publicado em: 12 de maio de 2020