A pandemia foi – e está sendo – capaz de nos manter em casa por um longo tempo. Acredito que você já fez de tudo para passar o tempo, limpou a casa inteira, brincou com seu pet – caso o tenha –, assistiu diversos filmes e séries, etc. Mesmo fazendo n coisas, buscando ocupar a mente, você percebe que, às vezes, está entediado demais para fazer as mesmas coisas todos os dias, o que leva você a buscar novas atividades.

“Beleza, eu li infoproduto no título e até agora não vi nada relacionado a ele”, calma, Coração, agora que nós iremos começar a brincadeira. Antes de tudo, vamos definir de forma básica e rápida o que é um infoproduto: produto em formato digital, podendo ser de diversos tipos (ebooks, audiobooks, cursos onlines, screencasts) (Prá, 2018; Pedro, 2017), capazes de ampliar nosso conhecimento em uma determinada área. Além disso, estes produtos estão interligados fortemente com os processos criativos durante sua produção, visto que os produtores – pessoas que criam os infoprodutos – buscam novas metodologias para transmitir seu conhecimento para os consumidores – pessoas que adquirem os infoprodutos (Machado, 2018).

“Ué, então, quando eu fui assistir um tutorial no youtube, estava consumindo um infoproduto?”, exatamente, como a própria Hotmart, uma das maiores plataformas de infoprodutos, afirma, um infoproduto não precisa ser necessariamente pago, há milhares de produtos digitais (outro nome para infoprodutos) que você pode acessar gratuitamente. Geralmente, estes infoprodutos gratuitos são utilizados no marketing digital para obter informações das pessoas e, futuramente, vender novos infoprodutos, mas isto é normal, até porque there is no free lunch (não existe almoço grátis).

Em suma, os produtos digitais estão aí para te ajudar a aprender diversas coisas diferentes. Com o crescimento acelerado e radical da tecnologia, acessá-los estão ficando cada vez mais fáceis (Guimarães, 2019). “Mas eu ainda não entendi a relação do começo deste texto com infoproduto!”, certo, vamos lá, caso você esteja entediado por fazer as mesmas coisas todos os dias, que tal buscar um infoproduto sobre algo que você queira aprender? Quer cozinhar melhor? Quer aprender a tocar um instrumento? Mas aqui você precisa dele para poder praticar, isto é fato. Quer aprender a montar alguma coisa? Procure por infoprodutos, ocupe sua mente e se divirta.

REFERÊNCIAS

Guimarães, G. N. (2019) O avanço das empresas digitais: estudo de caso de uma startup de infoprodutos. (Trabalho de Conclusão de Curso, Graduando em Administração – Universidade Federal de Uberlândia). https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28084.

Machado, C. H. (2018). Produtos digitais (infoprodutos): definição, processos criativos, mercado. Design de Produto na Era Digital-Unisul Virtual. http://www.riuni.unisul.br/handle/12345/5467.

Prá, G. (2018). Criação e venda de infoprodutos: um estudo de caso sobre a fórmula de lançamento. (Trabalho de Conclusão de Curso, Graduando em Publicidade e Propaganda – Universidade do Sul de Santa Cantarina). http://www.riuni.unisul.br/handle/12345/6868.

Pedro, J (2015). Aprenda o que são infoprodutos e conheça 8 formatos que você pode criar para trabalhar na internet! Hotmart. https://blog.hotmart.com/pt-br/tipos-criar-infoprodutos/.

 

Autor dos posts (1)

Publicado em: 18 de agosto de 2020