O que é Endomarketing?

Endomarketing pode ser compreendido como um conjunto de ações internas voltadas tanto para a qualidade de vida dos colaboradores dentro da empresa quanto para fomentar o consumo e o engajamento dos mesmos dentro da organização. Os autores Carneiro e Muller (2019), citando Kotler (2003), dizem que a ideia geral do endomarketing é tratar os funcionários como clientes, para poder conhecer e entender suas necessidades e satisfazê-las.

Um dos principais objetivos do endomarketing é garantir a motivação dos colaboradores e assim, contribuir com a redução do turnover. Vale destacar que o endomarketing é uma poderosa estratégia de marketing institucional que promove a melhoria da imagem da empresa junto aos colaboradores – também chamado de público interno.

Mas porque é importante investir em estratégias de endomarketing?

Assim como o público externo, os colaboradores também são representantes da marca em potencial. Por conhecer o produto e toda a cadeia de produção, os colaboradores podem se tornar poderosos advogados da marca – dentro e fora da empresa. As estratégias de endomarketing visam tornar os colaboradores representantes e defensores não só dos produtos, mas da organização empresarial. Mas, para isso, é importante que os colaboradores estejam cientes e envolvidos com as políticas internas de trabalho, missão, visão, valores e estratégias da empresa.

RH ou Marketing: quem é o responsável pelo endomarketing?

Essa é uma dúvida frequente! Afinal, no ambiente corporativo muitas vezes as demandas internas são de responsabilidade do departamento de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas. Mas, em muitas corporações, o endomarketing está sob a gestão do departamento de Marketing. Fica a pergunta: quem deve assumir o endomarketing de uma empresa?

A resposta para esta pergunta é: todos são responsáveis. Trabalhar com endomarketing requer o envolvimento destes departamentos já que cada um possui contribuições importantes para o sucesso das estratégias de endomarketing. Enquanto o departamento de Recursos Humanos busca atender as necessidades dos colaboradores, o departamento de Marketing possui as habilidades e competências necessárias para elaborar ações que atendam estas demandas. É um trabalho que deve ser feito à muitas mãos.

O ideal é que estes departamentos – Recursos Humanos e Marketing – trabalhem juntos. Assim, as estratégias de endomarketing serão mais eficazes e alcançarão seus principais objetivos.

Conheça os Três Pontos Centrais do Endomarketing

Para entender melhor toda a estrutura do endomarketing, os pontos centrais foram listados abaixo para que você veja como esta estratégia pode ser aplicada em sua empresa de maneira eficiente e segura.

1 – Estratégico:

Este ponto tão importante do endomarketing tem como base o cumprimento das metas e objetivos definidos a partir das estratégias e planos de ação da empresa. Por isso que é fundamental que Recursos Humanos e Marketing trabalhem juntos. Isso garante a coerência das ações que serão executadas dentro da empresa.

2 – Motivacional:

Este ponto está voltado para a qualidade de vida no trabalho (QVT) na satisfação profissional, produtividade – tanto individual quanto coletiva -, relações interpessoais e a própria motivação de cada colaborador. Se for preciso, reúna com a equipe responsável pelo endomarketing e elabore pesquisas para identificar o que motiva e o que precisa ser melhorado para que a motivação e a satisfação dos colaboradores cresçam gradativamente.

3 – Gestão:

Muito se engana quem pensa que os trabalhos de endomarketing não envolvem a gestão das empresas. Rever os processos de gestão e demais processos internos de trabalho fazem parte dos pilares do endomarketing. Várias organizações empresariais elaboram novos processos internos, suas respectivas normas e até mesmo o modo e ferramentas utilizadas para realizar tarefas através das ações de endomarketing. Por isso, é fundamental que a gestão esteja envolvida e seja encarada como um ponto de extrema importância para o endomarketing.

REFERÊNCIAS

CARNEIRO, Linéia; MUELLER, Airton Adelar. Endomarketing: aplicabilidade no noroeste gaúcho. Contribuciones a las Ciencias Sociales, n. marzo, 2019.

Lucas Gabriel. O que é Endomarketing? Entenda a importância para a satisfação dos colaboradores. Rock Conten, 2018. Disponível em: <https://rockcontent.com/blog/endomarketing/>. Acesso em: 25 de dez. de 2019.

SORIO, Washington. O que é endomarketing? Administradores.com, 2004. Área de negócios. Disponível em: <https://administradores.com.br/noticias/o-que-e-endomarketing>. Acesso em: 20 de dez. de 2019.

Autor dos posts

Publicado em: 30 de dezembro de 2019