A turminha do PETADM-UFCA estuda e trabalha bastante, mas também reserva os seus momentos de diversão que são essenciais para desopilar e sair um pouco da rotina de estudante e bolsista. Um destes momentos com tal propósito aconteceu no último sábado (30/06), no condomínio da professora Rebeca Grangeiro (atual tutora), e foi em clima de festa junina.

Confraternização (4)

A confraternização do grupo começou logo pela manhã e estendeu-se até meados da tarde daquele sábado de Sol, excelente para bons mergulhos na piscina de águas cristalinas. Além disso, para todos os membros do PETADM-UFCA, o Sol tem uma representatividade que vai além daquela que estamos acostumados a associar. Ele está presente em nossa marca, representando sistema, liderança e conhecimento.

Inicialmente, os petianos se reuniram no deck para degustarem algumas comidas típicas da região e do clima junino, como: bolo de milho, vindo direto da roça; mungunzá salgado e bem temperado, assim como, um delicioso vatapá com aquele suave toque de pimenta, ótimo para atiçar o paladar. Tudo isso, ao som dos mais populares ritmos de músicas juninas.

Em segundo plano, a petiana Fernanda Bastos e Fernando Iarlley, aplicaram uma dinâmica de Caça ao Tesouro. Para executar a mesma, fez-se necessário o trabalho em equipe dos demais petianos, que divididos em pequenos grupos, tiveram que explorar toda a área do condomínio em busca de pistas escondidas em árvores, plantas, estacionamento, entre outros lugares. Parecia ser uma tarefa fácil, isto, se eles não tivessem presos um no outro por um cordão frágil, que exigia cautela ao se locomoverem, já que se quebrassem o cordão, estariam sujeitos a pagar uma pena.

Confraternização (31)

Além disso, após cada grupo encontrar e decifrar as pistas, estes tiveram o dever de se juntarem, organizarem os paradigmas encontrados por cada equipe e uni-los, formando duas frases que representavam a Missão e a Visão do nosso PET:

MISSÃO

“Promover a formação acadêmica, pessoal e profissional complementar dos petianos do curso de Administração da Universidade Federal do Cariri, através de atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura, repercutindo na formação dos discentes da UFCA”.

VISÃO

“Tornar-se um núcleo de destaque no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri em produção acadêmica e na preparação para o mercado de trabalho”.

Confraternização (38)

Ainda no clima da dinâmica, uma brincadeira de completar palavras foi feita com maestria e de forma muito divertida pelos membros. Estas palavras constam em nossa lista de valores e são a essência do grupo. O objetivo final da dinâmica foi mostrar para todos que, mesmo trabalhando em grupos individuais, cada um em busca de seus tesouros, o resultado final só é obtido com êxito se houver um trabalho em conjunto com o todo. A Equipe A não conseguiria, sozinha, completar a frase que compõe a nossa Missão. Assim como as equipes B, C, D… nenhuma concluiria a dinâmica sem a ajuda das outras.

Tal reflexão é aplicada e praticada diariamente entre os membros do Programa, demonstrando que independentemente do núcleo ser dividido em diretorias e projetos, jamais conseguiremos alcanças os nossos objetivos se trabalhamos sozinhos. Precisamos uns dos outros, sempre!

Logo depois deste momento lúdico, que consistiu no gasto de energia procurando cada pista, todos estavam famintos e para saciar o paladar, nada melhor que saborear um baião de dois bem temperado com queijo e paçoca, acompanhados de uma cajuína geladinha. Huuummm… dá água na boca, não?!

Confraternização (49)

E para abrir e abrilhantar aquela tarde, apenas comer, jogar bola e tomar banho de piscina não era suficiente! Estávamos em clima de São João e por que não fazer uma quadrilha? Mas calma… não somos muitos, éramos apenas cerca de treze pessoas (contando com as duas tutoras) e talvez, fazer uma quadrilha com pouca gente não ficasse tão legal, se bem que somos bem desenrolados. Mas que tal fazer um casamento? Isso mesmo. Um casamento!

Confraternização (14)

A história não foi uma peça teatral planejada e ensaiada previamente, foi tudo muito espontâneo do momento, mas bastante divertido! Basicamente, a história se resume na união de uma certa moça de família, filha de pais fazendeiros que deve-se casar-se com um marmanjo riquinho da região, que na verdade não valia nada. O casal já namorava há um bom tempo, mas safado do noivo tinha uma amante descarada, que não se poupou de marcar presença no tal casório, causando uma baita confusão. A bagunça foi tamanha, que sob a arma do coronel e delegado da cidade, viu-se obrigado a dizer não para a amante e casar-se alegremente com a filha do fazendeiro. E claro, foram felizes para s….. (por alguns instantes), pois na verdade os personagens são dois petianos (Fernanda Bastos e Manoel Bastos) que vivem como cães e gatos, mas se adoram.

Aperte o play e confira um pouco desta folia arretada interpretada por esse grupo de petianos que são demais. Detalhe: o vídeo do casamento não fora editado, facilitando identificar os momentos que nem mesmos os atores conseguiam se conter de risos. Divirta-se!

Ao final, foi celebrado os aniversariantes dos mês, homenageando a nossa querida professora e co-tutora Beatriz Gondim e as petianas Fernanda Bastos e Graziele Alves. O resto daquele dia foi complementado com banho de piscina, futebol, brincadeira do mata e muita conversa boa.

Confraternização (66)

Confraternização (54)

WhatsApp Image 2018-06-30 at 18.21.54

 

Publicado em: 5 de julho de 2018